sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Época da Inocência

 Se há algo que eu adoro recomendar são livros! E hoje, venho recomendar um dos meus prediletos: A Época da Inocência, escrito por Edith Wharton.
 O romance relata a inquietação da sociedade aristocrata nova-iorquina com a chegada da Condessa Ellen Olenska, que retorna aos Estados Unidos após fugir de seu casamento na Europa.
 A chegada da Condessa não inquieta somente a sociedade - que não aceita o fato da jovem estar "divorciada" do marido - mas também o coração do jovem advogado Newland Archer, que se encontra em um relacionamento com a prima de Ellen, May Welland.
 Ellen, com seu estilo de vida europeu - vívido, criativo e moderno - assombra toda a sociedade conservadora de Nova York, guiando todos a criar rumores maldosos a seu respeito. May, por outro lado, é o retrato da esposa ideal: adorável, devota ao futuro marido, sem idealismos e conservadora.
 É nesse contexto amoroso que Archer se encontra: dividido entre quem realmente ama - Ellen - e as aparências e vida "ideal" - May.
 O livro, nos apresenta uma sociedade em que manter a imagem é muito mais importante que a realização pessoal, seja qual for o âmbito. É um livro extremamente crítico, mas com uma visão romântica incrível!
 O vídeo abaixo é do filme, lançado em 1993. Ótimo por sinal e com um elenco de peso.


Um comentário:

  1. Não acredito que você está de volta com o blog Thaís, amei a novidade!!!

    Não li A Idade da Inocência, só vi o filme, que aliás é ótimo mesmo. Fiquei super curiosa com o livro, vou procurar...

    ResponderExcluir

" Liberdade é pouco! O que eu quero ainda não tem nome "
Clarice Lispector