terça-feira, 9 de dezembro de 2008

• Cuidado, é a minha pele!


Para manter uma pele sempre saudável. Leia as seguintes dicas presentes no site: saudenarede.com.br

  • Limpe sempre o rosto mesmo se você não usa maquiagem: É importante eliminar as células mortas acumuladas, a sudorese e as secreções naturais da pele. A exposição à fumaça das ruas e a outros agentes poluentes são outras causas que justificam uma limpeza muito bem feita. Se for feita uma vez por dia, o melhor horário é antes de dormir. Sem resíduos, a pele respirará melhor durante a noite. O limite máximo para limpeza é de três vezes ao dia. Para as peles normais, o melhor é usar emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. Leites ou cremes de limpeza são também indicados para as peles secas, que não devem ser limpas com sabonete. Para as peles oleosas ou mistas, o melhor é usar sabonetes líquidos, géis, emulsões ou soluções de limpeza não oleosas.
  • Descubra a esfoliação para retirar a camada superficial da pele e acelerar a renovação celular: Há meios mecânicos e químicos de fazê-la. No primeiro caso, são usados cremes abrasivos com microesferas que lhes conferem uma textura semelhante à de areia. São indicados para as peles normais ou oleosas e devem ser aplicados no máximo uma vez por semana. Já a esfoliação química pode ser feita todos os dias, desde que a concentração das substâncias ativas seja baixa. As mais utilizados atualmente são o ácido retinóico, também chamado de vitamina A ácida, o ácido glicólico, derivado do açúcar da cana, e o kójico, derivado do arroz. Além de estimularem a produção de colágeno e melhorarem a circulação local, esses produtos reduzem as manchas da pele.
  • Hidrate sempre a pele para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme: Mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas, pois também perdem água. Para essas peles, os melhores hidratantes são em forma de gel, gel-creme ou loções cremosas oil free. O uso errado desses produtos pode causar oleosidade excessiva e acne. Quem tem a pele muito ressecada deve usar um hidratante especial para a região ao redor dos olhos, que tende a sofrer mais com a idade e os fatores ambientais. Para as peles sensíveis, uma boa precaução é evitar produtos com fragrâncias fortes, pigmentos artificiais e álcool.
  • Cuide bem do intestino e sua pele agradecerá: É comum que mulheres com peles problemáticas sofram de prisão-de-ventre e, quando o distúrbio é tratado, a aparência da pele melhora quase que automaticamente. Para manter o intestino sempre saudável, é muito importante adotar uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais. Isso evita prisão-de-ventre e outros problemas que podem afetar o intestino e, conseqüentemente, a pele. Outra boa dica é incluir lactobacilos na alimentação diária, pois eles beneficiam a flora intestinal. Também é importante evitar, sempre que possível, o uso prolongado de antibióticos, corticóides, anti-inflamatórios e pílula anticoncepcional, que afetam as paredes intestinais, permitindo que substâncias tóxicas invadam o organismo. Com isso, a pele será afetada também. A alergia alimentar é outro fator que pode prejudicar as paredes intestinais. Você pode usar o Fat Free para eliminar problemas intestinais.
  • Proteja-se dos raios ultravioleta, certamente os grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo: Basta observarmos as partes do nosso corpo que não ficam expostas ao sol – elas não enrugam tanto quanto as que tomam sol continuamente, como o rosto. A ação da luz solar provoca profundas modificações cutâneas que custam caro à juventude da pele. Por isso, deve-se optar pelo uso de filtros solares, principalmente, no clima tropical em que vivemos. Quem quer mesmo proteger a pele deve usar filtro sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. O uso do produto deve começar na infância, já que os efeitos nocivos decorrentes da exposição ao sol vão se acumulando ao longo da vida. Já a hidratação e a limpeza mais profunda devem começar por volta dos 20 anos e o uso de cremes preventivos contra rugas, a partir dos 30.

2 comentários:

  1. Nossa... que interessante esse post. eu faço tudo isso com 15 o.o'

    seria esse o motivo de a minha pele tar fina?

    Não vou fazer mais nada agora, vo deixa o tempo chegar pra fazer essas coisas.

    vo só usar protetor. AIOUSIAOUS


    beijos thá.

    att meu blog ;)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk
    Não faz isso com tua pele. Bebe muita água - como eu sei que você já faz e MUITO! - e usa protetor sempre que puder.

    Beijos

    ResponderExcluir

" Liberdade é pouco! O que eu quero ainda não tem nome "
Clarice Lispector