sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

• Alimentação Saudável JÁ!


Estava lendo uma postagem no blog do Lettie - vide, esse link - e fiquei pensando bastante no que ele escreveu. Tipo, a gente ADORA estragar o nosso corpo com coisas desnecessárias: coca-cola, doces em exesso - vide, myself! - e tantas outras coisas idiotas, né?
Eu não tenho uma alimentação perfeita. Adoro comer chocolate e exagero muito de vez em quando; não como muitas frutas e adoro beber refrigerantes. Mas, em compensação, não como carne vermelha e, ao invés de açucar, bebo adoçante. Isso alivia um pouco a minha bomba atômica nutricional.
Segundo o site YOUNG REPORTERS, alguns conselhos nutricionais:

- Aumentar a ingestão de vegetais, ricos em vitaminas e sais minerais, que contêm menos calorias por grama, melhoram as funções intestinais e reduzem parcialmente a absorção do colesterol.

- Consumir cereais e derivados (pão, arroz, massa, cereais para pequeno-almoço com baixo teor de açúcar), preferencialmente as variedades menos refinadas ou integrais.

- Consumir frequentemente peixe e carnes brancas (como frango ou peru, retirando-lhes a pele).
- Aumentar o consumo de leite, pelo seu valor nutritivo e riqueza de cálcio, e preferir o leite magro ou meio gordo, em substituição do leite gordo.

- Utilizar quantidades moderadas de azeite, óleos vegetais, manteiga e margarina polissaturada para cozinhar ou barrar.

- Beber diariamente, no mínimo, 1,5l de água, visto que a água desempenha um papel vital em quase todas as funções importantes do organismo.

- Diminuir gradualmente a quantidade de sal para cozinhar, que pode ser substituído por limão, ervas aromáticas ou especiarias. Ingerimos em média cerca de 20g/dia, quando o aconselhado seria menos de 5g/dia.

- Reduzir o consumo de açúcar, que pode ser substituído por adoçante.

- Ingerir álcool com moderação e evitar o seu consumo concentrado numa só noite.

- Fazer cerca de 4 a 6 refeições por dia, com intervalos de 3 a 4 horas entre refeições e fazer refeições ligeiras à noite, com mínimo de gordura.

- Observar a composição e validade nos rótulos dos produtos.

Um comentário:

  1. UAUHA, ai que lindo, eu não tinha visto esse Post *-*'.

    É isso aí Thaís :B

    Vale lembrar que TEM que ver a válidade principalmente dos enlatados, porque, se tiver uma bactéria ali (embalagem estourada) - é morte, na certa.

    Reflit.

    BLOG mais perfeito ♥

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" Liberdade é pouco! O que eu quero ainda não tem nome "
Clarice Lispector